quinta-feira, 1 de abril de 2010

Paixão

Hoje resolvi falar de paixão. Sim, um sentimento que pouco está ligado a um conto de fadas com final feliz, mas o sentido real da palavra.

“A paixão (do verbo latino patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.”

Depois de entender o significado deste sentimento, eu pude finalmente entender o porquê estar apaixonada é algo que tanto me incomoda, que causa uma insegurança sem fim, que me faz ir atrás de loucuras para tentar amenizar a dor e o sofrimento.

Estar apaixonada deixou os planos do final de semana ser uma dúvida, a semana ser uma eterna espera e as conversas serem questionamentos. O coração já não bate mais na velocidade normal, o estomago já não se sente sadio e a vontade de fugir é quase incontrolável. O celular vira item obrigatório e MSN, o prenúncio de um infarto e a insônia é algo comum.

Então eu me pergunto: e o que tem de bom nisso? A espera? A ansiedade? Ah sim, a ansiedade. Não seria ela o sinônimo de paixão? Não! Paixão vira a fusão entre a ansiedade e a insegurança, e que eu afirmo convictamente que não me parece bom!

Revendo o meu raciocínio, acredito que a paixão esteja ligada a situações corriqueiras, não baseadas em outra pessoa. Para os desempregados, a busca pelo emprego é uma paixão!

Um comentário: